Prefeitura do Rio inaugura ciclovia na Estrada do Rio Morto, em Vargem Grande

• Prefeitura do Rio inaugura ciclovia na Estrada do Rio Morto, em Vargem Grande
Publicado em 04/02/2024 - 16:22  |  Atualizado em 26/02/2024 - 16:27

A partir de agora, os moradores poderão sair das Vargens à praia de bicicleta em espaço exclusivo e com mais segurança

A Prefeitura do Rio inaugurou neste domingo (04/02) a ciclovia do Rio Morto, em Vargem Grande, Zona Oeste da cidade. A entrega do trecho foi marcada por uma grande bicicletada, com a participação do secretário municipal da Casa Civil, Eduardo Cavaliere, e de moradores da área. As obras ampliaram as vias de uso exclusivo de bicicletas na região, interligando as ciclovias da Praia do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes, e a faixa compartilhada na calçada da Estrada dos Bandeirantes, em Vargem Grande.

A construção do trecho é uma antiga reivindicação dos moradores. Resultado do trabalho conjunto das secretarias de Meio Ambiente e Clima, Transportes, Casa Civil, Conservação e CET-Rio, as obras incluem a extensão da ciclovia no trecho da Estrada Alceu de Carvalho e a execução de pista cicloviária em toda a Estrada do Rio Morto. No total, foram 3.060 metros lineares de ciclovia, totalizando 7.344 metros quadrados de intervenção, que incluíram ainda a instalação de sinalização horizontal e placas de sinalização na via.

De acordo com o secretário Eduardo Cavaliere, a ciclovia era uma obra muito esperada pela população de Vargem Grande, Vargem Pequena e Recreio dos Bandeirantes:

– A obra desta ciclovia começou na último governo do prefeito Eduardo Paes. Depois de ficar parada na gestão anterior, recomeçamos quando assumimos. Tinha um movimento popular muito simbólico. A população queria sair das Vargens e ir à praia de bicicleta sem precisar andar no acostamento, sem correr risco. Hoje, isso passa a ser possível. – afirma Cavaliere.

A conclusão da rota cicloviária entre a ciclovia da Praia do Pontal e a faixa compartilhada na Estrada dos Bandeirantes estimula o uso da bicicleta como meio de transporte não poluente, e proporciona segurança e conforto ao ciclista. Além da contribuição com a mobilidade de trabalhadores e estudantes, a ciclovia permite aos moradores das Vargens o acesso a inúmeros equipamentos públicos situados no Recreio, como os Parques Naturais, as praias, praças e até shoppings.

No sentido inverso, a ciclovia abre novas possibilidades para os moradores do Recreio interessados no turismo rural, cultural e gastronômico de Vargem e Grande.

Outra vantagem da inauguração da ciclovia é que ela fica totalmente isolada dos carros, levando mais segurança para os ciclistas que utilizam o local. Além disso, ela também leva a diversos condomínios que fazem limite com as duas avenidas mais movimentadas da região.