Prefeitura do Rio fecha Acordo de Resultados 2022 com média 7,7

• Prefeitura do Rio fecha Acordo de Resultados 2022 com média 7,7
Publicado em 10/04/2023 - 18:19  |  Atualizado em 09/05/2023 - 14:12

A Prefeitura do Rio divulgou, nesta segunda-feira (10/4), o Acordo de Resultados de 2022, com o conjunto de ações e de metas alcançadas pelas secretarias e órgãos, que recebem notas pelo desempenho no ano. A média geral da Prefeitura – em notas de 0 a 10 – foi de 7,7. Dos 41 órgãos e secretarias, 36 tiveram média acima de 7 e alcançaram os objetivos determinados no início de 2022. Das 216 metas, 130 (60%) foram alcançadas ou superadas e 86 (40%) não foram cumpridas.

– Em 2009, quando introduzimos essa metodologia na Prefeitura, eu vi que funcionou ao ouvir relatos de funcionários cobrando dos secretários se as metas estavam sendo atingidas. Em 2020, quando disputei a eleição, um dos pedidos que mais recebi foi o da volta do Acordo de Resultados. E esse é um programa que tem sempre uma esticada de corda para que possamos nos superar, pois esse é o nosso papel, o de transformar a vida das pessoas. – afirmou Eduardo Paes.

O Acordo de Resultados é um programa de meritocracia, semelhante aos mais modernos métodos de gestão de empresas privadas, para gratificar servidores que cumprem as metas do ano. A iniciativa foi implantada nas duas gestões anteriores do prefeito Eduardo Paes, mas ficou suspensa entre 2017 e 2020. O programa voltou a vigorar, no Rio, em 2021, voltado para as principais áreas arrecadadoras da cidade. Em 2022, foi estendido para todo o funcionalismo.

Os órgãos e secretarias receberam notas de 0 a 10. Somente aqueles que superaram a nota 7 serão bonificados a partir de junho. O percentual de gratificação varia de 20% a 100% da folha do 13º salário, dependendo da nota.

– É uma satisfação poder voltar a olhar para a valorização dos servidores que tanto trabalham para cumprir as metas. O Acordo de Resultados é a hora em que a Prefeitura dá um desafio ainda maior para que os dirigentes e servidores dêem algo a mais ao cidadão do Rio para o município poder premiar com um bônus quem atinge suas metas – disse o secretário municipal da Casa Civil, Eduardo Cavaliere.

Entre os destaques de 2022, estão as secretarias de Esportes, Saúde e Transportes, que adquiriu cerca de 600 novos ônibus. A Saúde inaugurou oito centros de especialidades, aumentou em 57,87% a cobertura de atenção primária, com 1.307 equipes implantadas, e executou mais de 433 mil procedimentos adicionais, o que contribuiu para a redução do tempo de espera dos pacientes. E a Secretaria de Esportes reabriu todas as Vilas Olímpicas. O cumprimento desses objetivos só foi possível em função do reequilíbrio das finanças municipais.

Para o Acordo de Resultados 2023, a Prefeitura já definiu, com as secretarias e órgãos, 170 metas e outras serão estipuladas. Até o fim do ano, a Prefeitura tem como objetivo concluir a inauguração de 16 centros de especialidades de saúde e ampliar para 194 mil o número de procedimentos médicos, implantar mais 70 Ginásios Experimentais Tecnológicos, iniciar o novo sistema de bilhetagem digital no VLT e BRT e recapear mais 300 quilômetros de vias.

• ENDEREÇO DO ÓRGÃO:
    Rua Afonso Cavalcanti, 455 – 13º andar
    Cidade Nova – Rio de Janeiro/RJ
    CEP: 20.211-110

TELEFONE:

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
    9h às 17h (segunda a sexta)

agendacvl.pcrj@gmail.com

EMAIL ASSESSORIA DE IMPRENSA
    imprensa.casacivil.pcrj@gmail.com

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:
    Ligue 1746, acesse www.1746.rio ou entre em contato pelo Whatsapp 21 3460-1746.