• Prefeitura do Rio alcança a marca de 110 serviços digitalizados e 2,79 milhões de processos digitais
Publicado em 23/01/2024 - 16:58  |  Atualizado em 23/01/2024 - 17:19

Peticionamento eletrônico e Processo.Rio agilizam trâmites e facilitam a vida dos cariocas

Em 2023, a Prefeitura do Rio tornou inteiramente digitais 110 serviços prestados aos cidadãos, que antes eram prestados de forma presencial. Entre dezembro de 2022 e dezembro de 2023, houve um crescimento dos serviços digitalizados de 77,8% para 96,5%. Nos últimos dois meses do ano, a queda de processos solicitados ao município de forma física e presencial foi de 37%.

– Esses números demonstram que o desafio de criação de uma cultura digital no município está sendo superado. Através do peticionamento eletrônico, o cidadão acessa o portal Carioca Digital e faz a sua solicitação de forma online, sem precisar sair de casa. Também através do Carioca Digital, é possível acompanhar todas as etapas do serviço solicitado. – afirma Fernando Ivo Cavalcante, Subsecretário de Transformação Digital, órgão ligado à Casa Civil.

A digitalização de serviços representa menos burocracia, mais agilidade e faz parte da estratégia da Prefeitura do Rio de digitalizar 100% dos serviços prestados para o cidadão até 2024. O projeto de implementar o peticionamento eletrônico nos órgãos municipais é da Subsecretaria de Transformação Digital da Casa Civil e vem sendo desenvolvido pela IplanRio, Empresa Municipal de Informática.

Entre os 100 serviços que estão no ar e em pleno funcionamento, estão serviços prestados por 19 secretarias e órgãos municipais: Transportes, Defesa Civil, Rio Águas, Controle Urbano, CET-Rio, Integridade, Desenvolvimento Urbano e Econômico, Subsecretaria de Gente e Gestão Compartilhada, Coordenação de Feiras, Procuradoria Geral do Município, Proteção e Defesa dos Animais, IVISA, Educação, Ordem Pública, RIOLUZ, Conservação, Licenciamento e Fiscalização, Fazenda e Planejamento.

Processo.Rio

O sistema Processo.Rio também teve um grande crescimento nos últimos anos. Em 2021, o total de processos digitais era de 47 mil. Em 2022, esse número passou para 1,48 milhão. Em 2023, foram 2,79 milhões de processos e expedientes totalmente digitais, de acordo com a Subsecretaria de Transformação Digital da Casa Civil. O aumento da produção digital em 2023, em relação a 2022, foi de 88%.

Os números representam uma economia de 29 milhões de páginas, o equivalente a 139 toneladas de papel não impresso. É uma redução de consumo de 208 toneladas de CO2, de 2.972 árvores e de 119 piscinas olímpicas em água. Se todo esse papel fosse empilhado alcançaria 2.794 metros, uma altura 3,5 vezes maior que a do Burj Khalifa, maior prédio do mundo. Em reais, a economia é equivalente a R$ 26 milhões.