• Evento do U20 organizado pelo UNICEF e Prefeitura do Rio tratam de políticas para infância
Publicado em 03/04/2024 - 17:24  |  Atualizado em 09/04/2024 - 17:32
Foto Hector Santos/ Prefeitura do Rio

Recomendações de políticas para crianças e adolescentes em centros urbanos serão apreciadas pelo U20, grupo do G20

A Prefeitura do Rio de Janeiro e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) reuniram adolescentes, jovens e representantes de sete capitais brasileiras para debater a infância e a adolescência no desenvolvimento urbano. A reunião aconteceu no âmbito do Urban20 (U20), grupo de engajamento de cidades do G20 – o fórum das economias mais importantes do mundo –, e teve como resultado a criação de um conjunto de 12 recomendações de políticas para a promoção de cidades mais seguras, mais resilientes e mais equitativas para todos – em especial para meninas e meninos. O debate ocorreu no Palácio Rio 450, no bairro de Oswaldo Cruz, sede da Subprefeitura da Zona Norte do Rio de Janeiro.

“É muito importante inserirmos nossos jovens nas participações em debates políticos. O objetivo é integrarmos esforços para criar oportunidades para as crianças e adolescentes mais vulneráveis, garantindo direitos e prevenindo as inúmeras violências que afetam suas vidas”, destacou Diego Vaz, subprefeito da Zona Norte do Rio.

As recomendações propostas serão apresentadas para apreciação dos prefeitos e prefeitas que compõem o U20, grupo de engajamento que faz parte da trilha do G20 Social e que reúne líderes locais de cidades das 20 maiores economias mundiais para debater políticas econômicas e sociais para o contexto urbano. O objetivo é contribuir para as discussões das duas próximas reuniões do grupo, que acontecem em junho, em São Paulo, e em novembro, no Rio de Janeiro.

Para Flavia Antunes, chefe do escritório do UNICEF no Rio de Janeiro, o evento foi uma oportunidade para garantir que as crianças e os adolescentes estejam no centro dos compromissos assumidos no G20. “O debate sobre desenvolvimento sustentável está no cerne do debate do U20 e é um dos tópicos centrais do G20. E, para o UNICEF, o desenvolvimento só pode ser verdadeiramente sustentável se priorizar os direitos das crianças e dos adolescentes”, afirmou. O UNICEF é um parceiro oficial do U20 em 2024.

O secretário municipal da Juventude, Salvino Oliveira, participou da reunião e destacou a importância desses debates, especialmente para criança e adolescentes mais carentes das cidades.

“É fundamental trabalharmos para acabar com o fosso que existe entre as realidades das crianças e dos jovens das periferias e favelas e os filhos das classes média e alta. Educação de qualidade e capacitação para um mercado de trabalho moderno são condições essenciais a todos, mas ainda são inacessíveis a uma parcela gigante de jovens excluídos, que se tornam adultos sem capacidade de conseguir um emprego de qualidade. É ruim para todos: para eles, que não conseguem uma vida digna, para a cidade e para o país, que seguem com uma economia precária e não conseguem se desenvolver”, disse Salvino.

Sobre o Urban20

Copresidido pelas Prefeituras do Rio de Janeiro e de São Paulo, em 2024, o Urban20 (U20) é um grupo de engajamento que reúne 38 cidades dos países membros do G20 com o objetivo de promover o debate e a articulação política de recomendações nas pautas de financiamento, resiliência climática e desenvolvimento sustentável nas cidades. A sua proposta é facilitar um envolvimento duradouro entre o G20 e as cidades, aumentar o perfil das questões urbanas na agenda de cooperação internacional e estabelecer um fórum para as cidades desenvolverem uma mensagem coletiva para informar sobre as negociações do G20.