Festival da Diáspora teve início hoje no Rio de Janeiro

• Festival da Diáspora teve início hoje no Rio de Janeiro
Publicado em 23/02/2024 - 15:15  |  Atualizado em 26/02/2024 - 15:15
Evento, com presença de prefeitos norte americanos e fluminenses, promoverá até domingo (25/02) debates sobre política públicas contra o racismo

A cidade do Rio recebe, até 25/02, no Hotel Sheraton, o Festival da Diáspora 2024, para debater políticas públicas de combate ao racismo e promoção da igualdade racial nas Américas. Entre os convidados, cinco prefeitos de cidades dos Estados Unidos e representantes de 20 municípios do Estado do Rio. As 20 cidades fluminenses são signatárias do Pacto de Combate ao Racismo e são integrantes da Rede Global de Cidades Antirracistas, presidida pela Prefeitura do Rio.

A cerimônia de abertura, realizada nesta sexta-feira (23/02), contou com a presença da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, da secretária executiva Roberta Eugênio, e da secretária municipal de Meio Ambiente, Tainá de Paula. O Festival é apoiado pela Prefeitura do Rio, através da Coordenadoria da Promoção da Igualdade Racial e da Coordenadoria Especial de Relações Internacionais e Cooperação, e terá sua cerimônia de encerramento no Palácio da Cidade, neste domingo, 25/02.

A Prefeitura marcou presença no painel “Políticas Públicas na Luta Contra o Racismo”, conduzido por Yago Feitosa, Coordenador de Promoção da Igualdade Racial, com a participação de Tainá de Paula e de Rochelle Haynes, representante da Results for America, da Bloomberg Philantropies.

– O Festival da Diáspora é um evento de extrema importância para as Américas, onde o racismo persiste como um desafio crônico. A Prefeitura do Rio vem desenvolvendo políticas e ações relevantes no combate ao racismo e a promoção da igualdade racial, como o INDEPIR (Índice de Monitoramento e Desenvolvimento das Políticas de Igualdade Racial), além de ser presidente da Rede Global de Cidades Antirracistas. O apoio a este encontro é mais um dos passos importantes neste sentido, conclui Yago Feitosa.

Feitosa apresentou o INDEPIR (Índice de Monitoramento e Desenvolvimento das Políticas de Igualdade Racial), desenvolvido pela Prefeitura do Rio em parceria com a UFF, Universidade Federal Fluminense. O Índice é um instrumento que alimentará as cidades com informações e dados sobre necessidades e desafios no tema da igualdade racial.

– É de extrema importância a realização de um evento como esse, internacional, que acontece no Rio de Janeiro e que reúne a beleza da cidade e todos os seus dados, que são desafiadores, disse a Ministra Anielle Franco.

O Festival da Diáspora é um evento sem fins lucrativos, idealizado por Cordell Carter, diretor executivo do Programa Sócrates do Aspen Institute, e co-produzido pelo Aspen Institute Project on Belonging. O evento é realizado pela Corporação Casa Innovation, incubadora social que estimula empreendedores sociais da Colômbia e Américas. O encontro reunirá líderes mundiais, empresários, diretores e fundadores de empresas das Américas, e tem como objetivo criar oportunidades de conexão e colaboração para os participantes – que tratarão de temas como ecossistemas criativos e empreendedores, políticas públicas, finanças e criação de riqueza, empoderamento feminino, entre outros. O encerramento do Festival acontecerá no Palácio da Cidade, em cerimônia de gala com os participantes.

O Festival tem como algumas de suas missões a promoção da igualdade de gênero e empoderamento feminino, do desenvolvimento econômico inclusivo e sustentável e da reunião de pessoas de diversas origens culturais. O evento prevê ainda uma premiação do “Pitch Competition”, que reconhecerá projetos inovadores que buscam transformar comunidades diaspóricas.

Para saber mais, clique aqui: https://www.festivalofthediaspora.org/fotd2024

• ENDEREÇO DO ÓRGÃO:
    Rua Afonso Cavalcanti, 455 – 13º andar
    Cidade Nova – Rio de Janeiro/RJ
    CEP: 20.211-110

TELEFONE:

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
    9h às 17h (segunda a sexta)

agendacvl.pcrj@gmail.com

EMAIL ASSESSORIA DE IMPRENSA
    imprensa.casacivil.pcrj@gmail.com

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:
    Ligue 1746, acesse www.1746.rio ou entre em contato pelo Whatsapp 21 3460-1746.