• Coordenadoria da Diversidade Sexual (CDS) da Prefeitura do Rio recebe embaixador francês para direitos LGBT+
Publicado em 22/01/2024 - 15:36  |  Atualizado

Jean-Marc Berthon esteve no Rio para conhecer os projetos cariocas de diversidade sexual

A Coordenadoria da Diversidade Sexual (CDS), comandada por Carlos Tufvesson, recebeu na sexta-feira (19/01), no Palácio da Cidade, Jean-Marc Berthon, embaixador francês para direitos LGBT+, que esteve no Rio para conhecer os projetos cariocas de diversidade sexual. Berthon foi nomeado, em 2022, pelo governo de Emmanuel Macron para um cargo até então inédito na França, como funcionário sênior do Ministério das Relações Exteriores, sendo uma de suas missões atuar em defesa dos direitos e da liberdade das pessoas LGBT+.

– Ele ficou impressionado com os programas que temos no Rio, até pela quantidade de coisas que fazemos – disse Tufvesson. A CDS coordena, entre vários projetos, o Garupa (em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde), que identifica pessoas LGBT+ em situação de vulnerabilidade para dar acesso à saúde e atendeu 600 pessoas em 2023, e o DAM+, de conclusão do Ensino Fundamental para pessoas trans e travestis.

Tufvesson conheceu Berthon numa visita ao Instituto do Mundo Árabe (Institut du Monde Arabe) em Paris. Depois desse encontro, o Consulado-Geral da França no Rio entrou em contato com o coordenador da Diversidade Sexual para marcar a agenda institucional. Na reunião desta segunda, Tufvesson combinou ações futuras em parceria com o embaixador. Jean-Marc Berthon desembarcou chegou no Brasil na segunda (15/01). Em Brasília, teve encontros com integrantes do governo Federal para buscar uma atuação conjunta e dividir experiências entre os dois países.