CDs e Secretaria Municipal de Saúde farão ações durante o carnaval

• CDs e Secretaria Municipal de Saúde farão ações durante o carnaval
Publicado em 08/02/2024 - 15:17  |  Atualizado em 26/02/2024 - 15:18
Iniciativa conta com distribuição de materiais educativos e preservativos

A Coordenadoria de Diversidade Sexual (CEDS-Rio), órgão ligado à Casa Civil da Prefeitura do Rio de Janeiro, e a Secretaria Municipal de Saúde realizarão ações para reforçar a conscientização e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST) durante o Carnaval na cidade. Com o tema “Rio Carnaval Sem Preconceito” e “Rio Carnaval Com Prevenção”, a iniciativa vai contar com agentes promotores de saúde. Eles distribuirão materiais educativos sobre prevenção, uso de profilaxia pós-exposição ao vírus HIV (PEP) e profilaxia pré -exposição (PrEP), além de preservativos femininos e masculinos para a população.

A cidade do Rio de Janeiro registrou 2.300 casos de infecção detectados pelo vírus do HIV, em 2023, segundo boletim epidemiológico do município, o que torna importante a promoção de constantes ações para prevenção. Além do uso de preservativos, a PrEP e a PEP são métodos preventivos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através da rede municipal. A PrEP consiste no uso diário de um comprimido antirretroviral por pessoas que não vivem com HIV, mas têm vida sexualmente ativa, independente da orientação sexual e identidade de gênero. Já o PEP é uma medida preventiva de urgência que atende pessoas que podem ter sido expostas ao vírus.

– A campanha de carnaval é fundamental, aliada a de testagem que fizemos em dezembro, para a conscientização das ISTs. Passamos informações importantes aos cidadãos sobre como evitar as ISTs e o que fazer caso ocorra. A PReP e PEP são profilaxias distribuídas gratuitamente pelo SUS nas clínicas da família. – destaca Carlos Tufveson, coordenador de Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio.

As equipes estarão presentes nos principais blocos da cidade e Sapucaí. Os agentes estarão identificados pelo uniforme da campanha e mochila estandarte. Além do material distribuído, também será disponibilizado um QR code com orientações de saúde e acesso a funcionalidade “Onde ser Atendido”, para realização de diagnóstico, testagem rápida e distribuição de preservativos.

A Coordenadoria de Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio, em seus 13 anos de existência, realiza diversas campanhas sobre prevenção às ISTs e visibilidade sobre a Lei Municipal 2475/1996, que pune estabelecimentos e repartições públicas que discriminem pessoas por conta de orientação sexual e identidade de gênero. As ações buscam andar lado a lado com a cultura, diversidade, respeito e solidariedade.