Prefeito Eduardo Paes dá posse ao novo secretariado

Publicado em 19/02/2021 - 18:38  |  Atualizado em 13/07/2021 - 15:17
Discurso enfatizou como prioridades a redução do índice de pobreza, a valorização dos servidores e o combate à corrupção Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o vice, Nilton Caldeira, deram posse, na tarde desta sexta-feira (01/01), aos 24 secretários, ao procurador-geral e ao controlador-geral do município, além dos novos subprefeitos e gestores das empresas, fundações, autarquias e órgãos ligados à Prefeitura. Em solenidade no Palácio da Cidade, Paes ressaltou que estão entre as suas prioridades a redução do índice de pobreza na capital, a valorização dos servidores públicos e o combate à corrupção.

No início da cerimônia, foi realizado um ato ecumênico com a presença do arcebispo do Rio, cardeal dom Orani Tempesta, do bispo evangélico Abner Ferreira, do rabino Nilton Bonder e do babalorixá Marcio de Jagun. Em seu discurso, o prefeito enfatizou que vai privilegiar os investimentos sociais nas comunidades e regiões mais carentes da cidade, como as Zonas Norte e Oeste. Também serão ampliados os recursos e os programas de transferência de renda aos mais pobres.

–  Vamos recuperar os serviços públicos nessas áreas, melhorar as ruas e a infraestrutura, criar frentes de trabalho nessas regiões. É minha prioridade reduzir os intoleráveis índices de pobreza, implementar políticas adequadas para a população em situação de rua. Os mais pobres serão minha prioridade, como sempre foram, ao governar.

Os servidores municipais também vão ganhar uma atenção especial do novo prefeito. Mesmo diante de uma grave crise fiscal, Paes garantiu que esses profissionais serão valorizados.

– Renovo as 11 propostas que assumimos com eles durante a campanha, garantindo estabilidade no recebimento dos seus salários e bonificações, melhoria nas condições de trabalho e de oportunidades de crescimento profissional. Vamos ser criativos para buscar novas fontes de financiamento e de aporte de recursos.

O prefeito também deixou claro que é preciso mudar os padrões de gestão. Por isso, criou uma secretaria dedicada à transparência e integridade pública.

– A corrupção é abjeta, intolerável, inaceitável e tem de ser punida exemplarmente. Vamos aperfeiçoar os padrões de governança, de transparência e de conformidade. Não haverá tolerância com nenhuma irregularidade, seja ela interna ou externa à Prefeitura.

Assim como fez mais cedo, durante a sua cerimônia de posse, Paes voltou a citar sambistas consagrados em seu discurso. Primeiro, lembrou o poeta Jorge Aragão, com os versos de “Moleque Atrevido”: “Respeite quem pode chegar onde a gente chegou”. No fim, o prefeito declamou a música “Renascer das Cinzas”, de Martinho da Vila.

Saiba quem são os novos secretários:

Pedro Paulo — Fazenda e Planejamento
Marcelo Calero — Governo e Integridade Pública
Washington Fajardo — Planejamento Urbano
Chicão Bulhões — Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação
Katia Souza — Infraestrutura
Maína Celidônio — Transporte
Ana Laura Secco — Conservação
Renan Ferreirinha — Educação
Laura Carneiro — Assistência Social
Daniel Soranz — Saúde
Jorge Felippe Neto — Trabalho e Renda